Cuiabá, 17 de Outubro de 2018

CinemaNews

Atualidades: Cine Vest disponibiliza o documentário Primavera Árabe da TV Cultura - [Saiba Mais...]

Por: Assessoria/Cinevest
Fonte: Assessoria/Cinevest

Cine Vest disponibiliza o documentário Primavera Árabe da TV Cultura - saiba mais....

Mais de 10 países, como Líbia, Israel, Egito, Tunísia, Marrocos, Argélia e Síria, além de territórios palestinos ocupados, são retratados no programa, que traz depoimentos de pessoas que vivem nas regiões árabes, e de imigrantes que estão no Brasil e que contam por que vieram para cá, como era sua vida na terra natal etc.


"Queremos que as pessoas se localizem sobre esse mundo. A gente ouve falar muito desses países, mas, muitas vezes, não sabemos ao menos onde ficam e o que acontece em cada um desses lugares", enfatiza Poli.

O especial também é entremeado com declarações de especialistas, como o sociólogo Demétrio Magnoli, a especialista em Direito Internacional da Universidade de São Paulo (USP) Maristela Basso e o historiador Marco Antonio Villa. Há ainda explicações sobre as terminologias árabes, que são desconhecidas pela maioria da população, mas bastante relevantes no entendimento das questões dos países retratados, especialmente pela mídia.

Maria Cristina Poli, que além de apresentar também assina a direção do Primavera Árabe, explica que o programa propicia o entendimento dessa região do Planeta, incluindo o surgimento dos países, as tônicas religiosas, os povos e os conflitos, sempre com muitas imagens. "Há inclusive países relativamente jovens, mas que carregam uma imagem pré-histórica". E ainda acrescenta: "O que eles querem é o mesmo que a gente busca aqui, democracia e liberdade. O especial faz esse paralelo e desvenda o mundo árabe para o público". Assista o documentário no Projeto Cine Vest - Telas que Ensinam - www.cinevest.com.br

Fonte: TV Cultura

YouTubeEnviado em 14/08/2011

Conteúdo relacionado