Cuiabá, 21 de Julho de 2017

O Projeto CineVest


O PROJETO CINEVEST - Telas que Ensinam

Através da tela mágica do cinema podemos ser transportados a novos mundos e realidades, conhecendo um pouco mais da própria história do ser humano. Documentários, filmes históricos e clássicos da literatura apresentados de forma a entreter, levar cultura e informação, numa perspectiva interativa de compreender o contexto histórico, político, social, econômico e cultural dos nossos povos. Esse é o objetivo do projeto, com base em seus anos de dedicação ao público jovem, observando a realidade de crianças e adolescentes da rede pública de ensino.

      O projeto CINEVEST - Telas que Ensinam busca atingir essa meta, beneficiando o público estudantil da rede pública, como também o Cursos Preparatório para Vestibular/Enem, como também toda a comunidade escolar envolvida, que em sua grande maioria, carece de meios para sua melhor instrução cultural.

      O projeto vai exibir dentro da sua programação, alguns filmes e documentários educacionais, em horários semanais ou finais de semana, de acordo com os calendários Escolares, nas dependências das Escolas e em Cursos Preparatórios para Vestibular/Enem, envolvendo estudantes do ensino médio e pré-vestibulandos com o objetivo de ampliar os horizontes e traçar novos rumos para a cultura desse público, que passará a amar o cinema e a linguagem audiovisual, com inúmeros benefícios em seu crescimento educacional como um todo. Para tanto, foi criado um Portal Blog de Notícias e Vídeos Educacionais - www.cinevest.com.br, que são disponibilizados através do YouTube, fonte fundamental do projeto, onde são selecionados e postados os vídeos, documentários e alguns filmes e matérias jornalísticas educacionais de interesse do público estudantil. O produtor cultural criou em 2001 o Projeto Cinescola que teve início na Escola Estadual Presidente Médici, sem apoio de Leis de incentivo a cultura e mostrou grandes resultados no processo ensino aprendizagem, inclusive sendo responsável pela diminuição da violência no cotidiano escolar. Recebendo o reconhecimento e premiação pelo MEC/UNESCO em 2003 concedendo a Escola o título de “Escolas Inovadoras em Projetos”. Para tanto, vamos dar continuidade a este importante projeto educativo multidisciplinar, por ser uma ferramenta indispensável ao aprimoramento do conhecimento dos alunos do ensino médio e pré-vestibulandos/Enem e de concursos públicos.

 

Alex Rufino da Silva 

Produtor Cultural - Projeto CINEVEST

E-mail: contato@cinevest.com.br